Publicado em 22/09/2017 08h38

Empresas de passagens aéreas vão à Justiça contra Visa, Master e Amex

Redação Recôncavo Agora

[Empresas de passagens aéreas vão à Justiça contra Visa, Master e Amex]

Uma ação contra a Visa, a Mastercard e a American Express será movida pela associação dos consolidadores de passagens aéreas para que as bandeiras se responsabilizem pelas fraudes em compras com cartão de crédito. As informações são da coluna Mercado Aberto, do jornal Folha.

Segundo a publicação, o prejuízo com fraudes foi de, no mínimo, R$ 200 milhões em 2016, estima a Air Tkt, entidade autora da ação que reúne consolidadores como Esferatur e Ancoradouro.

Ainda de acordo com o jornal, o setor faz o meio de campo entre companhias aéreas e agências de turismo, que são mais de 10 mil no país. A fraude ocorre, em geral, em vendas on-line ou por telefone.

"Na maioria dos casos, se descobre o problema só depois da viagem. Como somos nós que emitimos a passagem, ficamos com a dívida, mesmo que a compra tenha sido autorizada pelo cartão", afirma o presidente Ralf Aasmann à coluna.

As empresas não repassam o valor às companhias aéreas para não se indisporem com o parceiro comercial. "A ação será inicialmente contra as bandeiras, que nos debitam o valor, mas poderá chegar aos bancos", acrescenta.

O problema ocorre em outros setores do comércio, e, em geral, o risco é da gestora do cartão, diz a sócia do Demarest Maria Helena Bragaglia.

A Mastercard diz que não tem a responsabilidade pelas transações, que seria dos bancos. A American Express não quis comentar. A Visa diz que a Abecs, entidade do setor, responderia pela empresa.

 

Autoria: Folha express

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites