Publicado em 19/09/2017 10h59

Fonte de Buraquinho em Vila de Abrantes passa por ação de limpeza

Terça, 19 de Setembro de 2017 Redação Recôncavo Agora

A Fonte de Buraquinho, que fica no distrito de Vila de Abrantes passou neste domingo (17/09) por uma ação comunitária de limpeza. Um grupo formado por ambientalistas, ativistas e moradores retirou bastante lixo do local que faz parte de uma APP (Área de Proteção Permanente).

O objetivo da ação social é preservar a fonte que faz parte da história do distrito e que infelizmente foi invadida por populares e empresários da região. “É preciso unir forças, fazer uma assepsia dos nossos conceitos e esse ato aqui é apenas uma representação dessa limpeza que deve acontecer dentro de cada um, pra que a gente comece a perceber o que está sujo no sistema, na política partidária e nas públicas que estão sendo aplicadas, para assim separarmos o joio do trigo”, pontuou o jovem Diego Ariel que participou do mutirão.

Conhecida por defender causas relacionadas ao Meio Ambiente, a nativa de Arembepe,

Fabiana participou da limpeza e destacou a importância da conscientização da população. “As pessoas precisam entender que essa é uma luta que deve ser de todos e não de poucos, é uma luta por qualidade de vida. Essa região foi muito surrupiada pela politicagem, alguns se apropriaram desses espaços, não é esse tipo de desenvolvimento que queremos onde é preciso poluir uma nascente, é esse futuro que deixaremos para os nossos filhos?” questionou a ativista.

O morador de Abrantes, Ataliba dos Santos exaltou que a preservação do local deveria ser feita pela própria comunidade que a habita. “Os moradores daqui foram criados por essa fonte, ela era pra ser tratada como um monumento histórico. A juventude não liga pra esse lugar”, desabafou.

Presidente da Associação Cultural e Inclusão Cultural de Vila de Abrantes (Acis), Marcos da Anunciação, salientou a importância do local no processo histórico do municpio. "Essa fonte guarda a identidade de Vila de Abrantes, e a história de Camaçari. Hoje a comunidade não bebe mais essa água, temos a rede de água da Embasa, mas a história tem que ser preservada. Nós sabemos de toda essa grandesa e riquesa do local, queremos que seja conservada. Além de estarmos em uma área  de proteção ambiental, área de dunas e precisa ter a mesma preservação, a mesma consciência, a mesma ideia. Nós temos interesse que essa ação continue, não só pela comunidade que está hoje presentente aqui, mas pelas gerações futuras.  Desejamos que a prefeitura e o poder público de Camaçari ocupe seu lugar através de um tombamento histórico e cultural, e que esse local se transforme em um local público de visitação e que essa história seja levada ao mundo inteiro", falou 

Para o Advogado, Dr Augusto é preciso se apropriar da ideia de que cada um tem que fazer a sua parte. “Voltamos a nosso estado natural, com tanta violência ao ser humano em todos os setores, a gente vem fazer esse ato voluntário em prol do próximo, onde esquecemos nosso cotidiano por uma ação comunitária. Eu me sinto feliz em estar contribuindo, mesmo que o mínimo, mas uma andorinha só não faz o verão, e essa corrente tem que crescer”.

O integrante de movimentos sociais, Rivelino de Souza também chamou a atenção para a importância da ação que deve ser conjunta. “Esse cinturão de dunas aqui é única no Brasil, os filhos dessa terra mãe tem que tá presente em atos como esse, lutando por esse patrimônio, por essa riqueza natural. Temos que acabar com esse roubo de terras”.

A venda de loteamentos no local tem contribuído para a degradação das Fontes. “A gente cansou de politicagem de pessoas com interesse de se aparecer, tem um cidadão que está vendendo terrenos, aterrando as foças e isso tem contribuído para que essas nascentes morram”, indignado relatou o morador Roberto Neto.

Morador flagrado levando o cavalo para banhar na fonte e proibido pelos ativistas, que até ajudaram 

 

 

Autoria: P. Abrantes

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2015-2024 © www.reconcavoagora.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@reconcavoagora.com.br • Tel/WhatsApp: (75) 99701-8515 / (71) 99246-7277
Desenvolvimento: Tecnosites